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Avaliação de Necessidades de Treinamento: Prática Vigente em uma amostra de empresas de Ribeirão Preto/SP

Processo: 10/01783-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Trabalho e Organizacional
Pesquisador responsável:Thaís Zerbini
Beneficiário:Eçauna Bemi Barense
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Treinamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação de Necessidades de Treinamento | Desenvolvimento e Educação de Pessoas | Diagnóstico e Prognóstico de Necessidades de Treinamento | Treinamento | Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas

Resumo

Tradicionalmente, o processo de avaliação de necessidades de treinamento visa à identificação de lacunas das competências requeridas para um desempenho humano adequado no trabalho. Apesar de as prescrições teórico-metodológicas, desde há 30 anos, enfatizarem a importância de análises organizacionais como forma de se estabelecer precisamente a vinculação entre necessidades organizacionais e individuais, a prática usual encontra-se embasada em resultados de análises de tarefas e individuais, direcionadas apenas para necessidades individuais. O problema decorrente desta prática é que nem sempre as necessidades diagnosticadas vinculam-se ao negócio organizacional. É nesse sentido que o presente projeto pretende contribuir com a área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação de pessoas (TD&E), ao identificar a prática vigente referente ao processo de avaliação de necessidades em uma amostra de organizações de Ribeirão Preto/SP e comparar com os pressupostos teórico-metodológicos da área. Por fim, o presente projeto apresenta as seguintes características: análise de conteúdo; estudo descritivo de campo; utilização de dados primários; abordagem metodológica quantitativa e qualitativa.

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