Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da importância e modelagem de filas em um supermercado: o estudo de uma fila com trocas

Processo: 09/18528-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:José Gilberto Spasiani Rinaldi
Beneficiário:Lívia Matos Garcia
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Supermercados   Análise de correspondência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise de correspondência | sistema de filas com trocas | supermercados | Teoria de Filas e estatística aplicada

Resumo

Atualmente é vital para as empresas conhecer as características às quais se atrelam a obtenção de um alto nível de competição. Nas empresas de auto-serviço é essencial apresentar boa qualidade nos produtos e/ou serviços prestados. Atualmente, um fator crescente em importância para os clientes é o tempo de permanência em espera na fila. Em supermercados, características como preço dos produtos, variedade, localização, rapidez de atendimento, qualidade de atendimento entre outras, são fatores fidelizadores de clientes. Neste trabalho se pretende aplicar análise de correspondência simples e múltipla com essas características, contudo com suas categorias recategorizadas de modo a torná-las estatisticamente significantes, o que não se havia conseguido em trabalhos anteriores. Um típico problema em supermercados é o tamanho da fila e consequentemente da espera inerente a ela. É proposto então um estudo sobre o comportamento de um sistema de fila que permite trocas de filas por parte dos clientes, algo pouco abordado e que ocorre com freqüência em supermercados. Conhecendo-se bem o comportamento do sistema de fila com trocas e o que os clientes associam à rapidez de atendimento (ou, principalmente, à espera na fila) pode-se conseguir subsídios estratégicos para melhor gerenciar todo o sistema e utilizá-los como um fator fidelizador de clientes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)