Busca avançada
Ano de início
Entree

Programa de aperfeiçoamento científico em nível de pós-doutoramento no exterior junto à Université de La Sorbonne Nouvelle - Centre de La Linguistique Française

Processo: 92/00348-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 21 de março de 1992
Data de Término da vigência: 19 de abril de 1992
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Claudia Thereza Guimaraes de Lemos
Beneficiário:Claudia Thereza Guimaraes de Lemos
Pesquisador Anfitrião: Jacqueline Authier Revuz
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris-Sorbonne (Paris 4), França  
Assunto(s):Linguagem

Resumo

A presente solicitação diz respeito a apenas uma parte do programa de atividades que devo cumprir em universidades europeias no período acima mencionado. Desse programa constam: conferência no encontro sobre “Mecanismos de mudança linguística e cognitiva”, organizado pelo Seminário de Psicolinguística da Universidade de Barcelona, de 24 a 26 de março; estada junto ao Centre de Linguistique Française da Université de La Sorbonne Nouvelle, durante o mês de abril e participação nas atividades de pesquisa, dirigido por Christopher Sinha, na Universidade de Aarhus, Dinamarca, de 1 a 20 de maio. Minha estada em Paris, assim como meu trabalho em Aarhus, estão vinculados a meu projeto atual de pesquisa sobre a interação adulto-criança e seu estatuto constitutivo definido no interior de uma teoria da linguagem enquanto processo. O trabalho de Jacqueline Authier-Revuz sobre heterogeneidade constitutiva e heterogeneidade mostrada, cujo suporte empírico inclui o discurso direto e indireto, é referência teórica fundamental para esse momento da minha reflexão e análise dos dados, como se pode ver no projeto anexo. É com o objetivo de poder expor meu trabalho a ela e ao seu grupo e, a partir daí, podemos discutir as questões que os dados de aquisição de linguagem introduzem na linha de teorização por eles desenvolvida, que solicito à FAPESP auxílio para essa particular etapa da viagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)