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As representações do movimento nas imagens de riefenstahl, Oliveira e antonioni. um estudo de sociologia e cinema

Processo: 05/51531-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 05 de novembro de 2005
Data de Término da vigência: 04 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Mauro Luiz Rovai
Beneficiário:Mauro Luiz Rovai
Pesquisador Anfitrião: Antonio Manuel Hipolito Firmino da Costa
Instituição Sede: Pessoa Física
Instituição Anfitriã: Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Portugal  
Assunto(s):Guerra   Tecnologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema | Guerra | Imagem Movimento | Sociologia | Tecnologia | Tempo

Resumo

Este projeto pretende investigar a relação entre imagem, cinema e guerra, arte e tecnologia, informação e entretenimento, tomando, para isso, três filmes que, desdobrados como "objetos privilegiados" de análise, possam oferecer subsídios para a compreensão de algumas conseqüências de se viver numa sociedade em que o "universo artificial", visível, caracterizado pela imagem (Jameson, 1995), tomou-se uma das principais arenas de luta da existência contemporânea. Esses filmes são as duas partes de Olympia (1938), da cineasta Leni Riefenstahl, O deserto vermelho (1964) de Michelangelo Antonioni e Viagem ao princípio do mundo (2000) de Manoel de Oliveira. O intuito é perscrutar, no campo da análise sociológica, a maneira de filmar de Riefenstahl, cineasta afeita aos planos grandiosos e... (AU)

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