Busca avançada
Ano de início
Entree

Dosimetria com luminescência opticamente estimulada (OSL): caracterização de materiais para medidas ambientais e em radiodiagnóstico e desenvolvimento de leitor OSL portátil

Processo: 04/12059-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 14 de março de 2005
Vigência (Término): 13 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Radiologia e Fotobiologia
Pesquisador responsável:Elisabeth Mateus Yoshimura
Beneficiário:Elisabeth Mateus Yoshimura
Anfitrião: Stephen William Spencer Mckeever
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Oklahoma State University, Estados Unidos  
Assunto(s):Radioterapia   Termoluminescência

Resumo

Dotar o Laboratório de Dosimetria da técnica de OSL, que será empregada tanto no estudo de defeitos em materiais quanto na dosimetria ambiental e de pacientes. O trabalho executado em um centro de excelência na área possibilita a aquisição rápida de tecnologia de ponta, e de técnicas mais eficientes de análise de dados, aplicadas extensivamente a materiais em estudo no Laboratório de Dosimetria e potencialmente emissores OSL. A montagem de um leitor OSL durante o estágio permitirá também que a instrumentação seja estudada e sua replicação no Brasil se concretize com agilidade, possibilitando a continuidade do trabalho de pesquisa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YOSHIMURA, E. M.; SANTOS, C. N.; IBANEZ, A.; HERNANDES, A. C. Thermoluminescent and optical absorption properties of neodymium doped yttrium aluminoborate and yttrium calcium borate glasses. Optical Materials, v. 31, n. 6, p. 795-799, APR 2009. Citações Web of Science: 27.
YOSHIMURA‚ EM; YUKIHARA‚ EG. Optically stimulated luminescence of magnesium aluminate (MgAl2O4) spinel. Radiation Measurements, v. 41, n. 2, p. 163-169, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.