Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação em valores, educação para a cidadania: possibilidades e limites do voluntariado na comunidade

Processo: 10/11929-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 08 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 05 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Dalva Maria Bianchini Bonotto
Beneficiário:Dalva Maria Bianchini Bonotto
Pesquisador Anfitrião: Josep Maria Puig Rovira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Assunto(s):Educação ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Ambiental | educação em valores | Educação para a cidadania | Educação ambiental/ educação em valores

Resumo

Na análise de diversos autores que vêm refletindo sobre os problemas presentes na contemporaneidade, estes seriam resultantes de uma crise mais abrangente, conseqüência da visão de mundo ou paradigma característico de nossa civilização, racionalista e simplificador. Esta visão e os valores a ela associados subsidiariam os atuais padrões de relação sociedade-sociedade e sociedade-natureza, culminando em problemas cada vez mais graves e implicando, para o enfrentamento desse quadro, na necessidade da revisão dessa relação e dos valores a ela associados. Diante dessa conjuntura, têm se advogado a necessidade de a escola assumir de forma mais explícita e sistemática o trabalho educativo com valores e a formação para a cidadania. Para isso muitos autores têm ressaltado a necessidade de práticas educativas que extrapolem os muros escolares e envolvam os alunos com a comunidade e os problemas reais que a circundam. Reconhecendo que a formulação e realização de tais práticas não constituem tarefa simples, a investigação de experiências que vem sendo desenvolvidas a esse respeito permite ampliar o entendimento da questão, oferecendo mais dados sobre os sentidos atribuídos a tais práticas pelos sujeitos com elas envolvidos, permitindo-nos uma melhor discussão de suas possibilidades e limites. A presente pesquisa, sob uma abordagem qualitativa de investigação, consistirá na análise documental de projetos já existentes de voluntariado na comunidade desenvolvidos junto a escolas espanholas, que se fará apoiada no aporte teórico oferecido pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisas em Educação Moral - GREM, da Universidade de Barcelona, particularmente pelo Prof. Dr. Josep Maria Puig Rovira, que aceitou a orientação desse estágio de Pós-Doutorado. Durante o semestre a ser dedicado ao estágio de pós-doutorado, objetivo analisar documentos referentes a alguns projetos de voluntariado na comunidade, em busca da identificação de núcleos de significação relativos ao trabalho educativo voltado aos valores e à formação da cidadania, a partir de uma perspectiva bakhtiniana de análise de sentidos. Buscarei também discutir as possibilidades e limites da realização desses projetos, considerando a realidade das escolas brasileiras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)