Busca avançada
Ano de início
Entree

Propagação de trincas nas margens de restaurações em compósito causada por tensões de polimerização: influência de efeitos locais e relacionados ao material

Processo: 09/16267-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 16 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 15 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Roberto Ruggiero Braga
Beneficiário:Roberto Ruggiero Braga
Pesquisador Anfitrião: Michael V. Swain
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Sydney, Austrália  
Assunto(s):Materiais compósitos   Restauração dentária   Tensão residual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:compósitos | Compósitos resinosos

Resumo

A integridade da interface adesiva é um aspecto fundamental para o sucesso clínico de restaurações utilizando compósitos resinosos. Tensões geradas pela contração de polimerização destes materiais podem ocasionar a formação de fendas e o acúmulo de tensões residuais na estrutura dental, aumentando o risco de fracasso da restauração ao longo do tempo. Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a influência das dimensões da cavidade e da espessura das estruturas circundantes sobre a magnitude das tensões residuais nas margens de restaurações em compósito. A tensão será quantificada com base na mensuração do crescimento de trincas introduzidas com o uso de um indentador Vickers em um substrato cerâmico com módulo de elasticidade e tenacidade à fratura semelhantes ao esmalte dentário. Uma segunda série de experimentos irá acessar a tensão de polimerização de um grupo de compósitos comerciais com o propósito de verificar como as tensões residuais se correlacionam com valores de contração determinados com o uso de sensores de deformação ("strain gages") e módulo de elasticidade, mensurados através de nanoindentação. Finalmente, o mesmo grupo de materiais será avaliado com relação ao desenvolvimento de tensões de polimerização através de ensaio mecânico e os resultados serão comparados com aqueles obtidos utilizando o método de propagação de trincas. Em cada parte do projeto, os dados serão analisados estatisticamente utilizando ANOVA/teste de Tukey (±=0,05). Além disso, para a segunda e a terceira parte do estudo, serão realizadas análises de regressão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAGA, ROBERTO R.; YAMAMOTO, TAKATSUGU; TYLER, KENNETH; BOARO, LETICIA C.; FERRACANE, JACK L.; SWAIN, MICHAEL V.. A comparative study between crack analysis and a mechanical test for assessing the polymerization stress of restorative composites. Dental Materials, v. 28, n. 6, p. 632-641, . (09/16267-0)
BRAGA, ROBERTO R.; KOPLIN, CHRISTOF; YAMAMOTO, TAKATSUGU; TYLER, KEN; FERRACANE, JACK L.; SWAIN, MICHAEL V.. Composite polymerization stress as a function of specimen configuration assessed by crack analysis and finite element analysis. Dental Materials, v. 29, n. 10, p. 1026-1033, . (09/16267-0)