Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos organizadores do pensamento: um estudo a partir de representações sobre indisciplina no contexto escolar

Processo: 02/10693-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Mário Sérgio Vasconcelos
Beneficiário:Mário Sérgio Vasconcelos
Pesquisador Anfitrião: Genoveva Sastre Vilarrasa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Assunto(s):Moral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epistemologia Construtivista | Epistemologia Genetica Piaget | Indisciplina Escolar | Modelos Organizadores | Moral | Representacoes Mentais

Resumo

O objetivo geral é investigar os Modelos Organizadores do Pensamento enquanto perspectiva teórico-metodológica para o estudo da construção do conhecimento. Especificamente, pretendemos identificar os modelos organizadores que sujeitos de 8 a 14 anos aplicam diante de um conflito moral envolvendo a indisciplina em contexto escolar. Investigaremos os modelos aplicados por 80 sujeitos de 8, 10, 12, e 14 anos, pertencentes a duas escolas públicas. Como instrumentos metodológicos utilizaremos a entrevista e a apresentação de quatro conflitos hipotéticos relacionados à indisciplina no contexto escolar. Analisaremos os raciocínios empregados pelos sujeitos, destacando os elementos, significados e implicações. Ao final, agruparemos as categorias e identificaremos os modelos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)