Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise microestrutural de materiais de alto desempenho em altas temperaturas: aços inoxidáveis austeníticos e superliga ODS ("oxide dispersion strengthened superalloy")

Processo: 05/00116-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Angelo Fernando Padilha
Beneficiário:Angelo Fernando Padilha
Pesquisador Anfitrião: Karl Heinz Zum Gahr
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Karlsruhe Institute of Technology (KIT), Alemanha  
Assunto(s):Superligas   Aço inoxidável   Aço de alta resistência   Mudança de fase   Microscopia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acos Inoxidaveis Especiais | Microscopia | Superligas | Transformacoes De Fases | Caracterização microestrutural

Resumo

No presente estágio serão realizadas análises microestruturais em três materiais: i) corpos de prova de aço inoxidável austenítico AISI 316L que foram submetidos a ensaios de fluência (“creep”) com duração de até 85.000 horas (cerca de 10 anos) a 550 e 600ºC; ii) amostras do aço inoxidável austenítico W. Nr. 1.4970 (Fe-15%Cr-15%Ni-Mo-Ti-B) envelhecidas a 900ºC; iii) amostras da superliga ferrítica MA 956 (Fe-20%Cr-5%Al-Ti-Y2O3), endurecida por dispersão de Y2O3 e produzida por mecanosíntese (“mechanical alloying”; MA). As análises envolverão principalmente microscopia eletrônica de varredura com microanálise química e microscopia eletrônica de transmissão com microanálise química, microdifração de elétrons e espectrometria de perda de energia de elétrons transmitidos (“electron energy-loss spectroscopy”; EELS). Os três materiais têm sido extensivamente pesquisados pelo solicitante nos últimos dez anos. Foram escolhidos problemas específicos e selecionadas amostras para serem pesquisadas em um espaço de tempo relativamente curto em um laboratório com excepcionais recursos para análise microestrutural. Existe um histórico de cooperação entre o proponente e o grupo de pesquisas alemão, sendo que a primeira publicação indexada conjunta data de 1980 (vide referência 9 do Projeto de Pesquisa). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)