Busca avançada
Ano de início
Entree

As dinâmicas de Andira anthelmia (Vell.) March. (Fabaceae) e de Didymopanax angustissimum E. March. (Araliaceae) na Reserva de Morro Grande, São Paulo

Processo: 01/07345-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Waldir Mantovani
Beneficiário:Renato Soares Armelin
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Árvores   Dinâmica de populações
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Andira Anthelmia | Ecologia De Arvores Tropicais

Resumo

As espécies arbóreas tropicais constituem o componente dominante do bioma de maior biodiversidade no mundo (Primack et al. 1985). Para coexistir, suas populações têm que assumir diferentes estratégias frente às condições ecológicas que as cercam. Tais estratégias, aparentemente relacionadas a grupos ecológicos distintos, parecem determinar a composição entre os diferentes parâmetros demográficos para cada espécie. As estruturas que as populações assumem dentro de suas áreas de distribuição na comunidade, por serem moldadas pela influência de parâmetros demográficos, poderiam então trazer informações valiosas tanto sobre as auto-ecologias destas espécies como sobre suas situações dentro da comunidade à qual pertencem, principalmente no que diz respeito a estarem ou não se regenerando. Somando-se a isso estudos sobre as histórias de vida destas espécies e, particularmente, dos fatores que causam flutuação e regulação de suas abundâncias, é possível obter uma descrição consistente da dinâmica de suas populações. Este trabalho se propõe a estudar as dinâmicas que envolvem as estruturas das populações de Andira anthelmia (Vell.) March (Fabaceae) e Didymopanax angustissimum E. March (Araliaceae), espécies com diferentes graus de tolerância à sombra. Serão também estudas e comparadas suas histórias de vida e os fatores que interferem em suas abundâncias, dando enfoque especial para suas diferentes características ecológicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARMELIN, Renato Soares. As dinâmicas de Schefflera angustissima (March.) Frodin (Araliaceae) e de Andira anthelmia (Vell.) March. (Fabaceae) na reserva de Morro Grande, São Paulo.. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.