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Produtos mediáticos para segmentos sociais diferenciados: o resgate da memória de contestação

Processo: 98/04242-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1999
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:José Luiz Proença
Beneficiário:Rosa Maria Freitas Lopes
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Jornalismo   Narrativa   Imaginário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demandas Diferenciadas | Jornalismo De Contestacao | Narrativa Jornalistica

Resumo

Contribuição para o estudo da narrativa jornalística por meio da leitura crítica das publicações Caros Amigos, Pagina Central, Manifesto, Atenção, O Mundo. Estas propostas editoriais estão inseridas numa ótica de resgate do processo de constituição do imaginário de contestação presente nos diferentes segmentos sociais no Brasil, nos anos 90. Demonstraremos que diante da uniformização mercadológica aparecem vertentes que resgatam esse imaginário, seus significados e sua relação com a realidade sócio-cultural brasileira correspondente, apontando a presença da demanda de um jornalismo diferente do que vem sendo produzido na grande imprensa. A noção de comunicabilidade nos situará diante da complexidade do conhecimento constitutivo de qualquer forma de discurso, inclusive o mediático. Esta noção, desenvolvida pelo pesquisador de teorias da linguagem, Francis Jacques, orientará nossa análise a fim de procedermos ao mapeamento dos paradigmas norteadores das propostas editoriais citadas. (AU)

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