Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteração na dinâmica do carbono em função de mudanças no uso da terra, em duas bacias pareadas de micro escala (Fazenda Nova Vida Rondônia)

Processo: 00/01111-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2000
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Martinelli
Beneficiário:Luiz Fernando Charbel
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Uso do solo   Isótopos de carbono   Radioisótopos de carbono   Bacia hidrográfica   Mudança climática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carbono | Isotopos Estaveis | Isotopos Radioativos | Micro-Bacias | Usos Da Terra

Resumo

O estudo proposto vem contribuir com avaliação da dinâmica do carbono a partir da concentração de carbono nas frações DOC (Carbono orgânico Dissolvido), do DIC (Carbono Inorgânico Dissolvido) e do POC (Carbono Orgânico Particulado e da composição isotópica estável e radioativa do carbono, em duas micro-bacias pareadas dentro da Fazenda Nova vida, em função da conversão de florestas em pastagens. Os resultados irão contribuir para determinar a distribuição espacial e temporal do DOC, do DIC e do POC nas bacias, além de identificar sua possíveis origens. As análises serão realizadas no Laboratório de Isótopos Estáveis - CENA (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e, contará também, para melhor isolar e concentrar o material dissolvido, com o auxílio do ultra-filtrador Amicon DC 10L, em laboratório. O aparelho TOC 5000A marca Shimadzu será utilizado para análises das concentrações de carbono orgânico e inorgânico dissolvido. A razão isotópica do carbono, será realizada em equipamento Finnigan Delta Plus. As análises de 14C serão efetuadas através de espectrometria de massas acoplada a acelerador de partículas (Accelerator Mass Spectrometer). Essas analises serão realizadas na Universidade da Califórnia, em Irvine. As amostragens serão realizadas em levantamentos intensivos de aproximadamente 2 meses de duração durante os períodos chuvoso e seco em 10 sítios de coleta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)