Busca avançada
Ano de início
Entree

Análises genéticas em progênies de Pinus caribaea Morelet var. caribaea por caracteres quantitativos e RAPD

Processo: 02/11060-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Mario Luiz Teixeira de Moraes
Beneficiário:Janete Motta da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Análise genética   Pinus caribaea   Parâmetros genéticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desbaste | Parametros Geneticos

Resumo

O experimento foi instalado de 20 a 22/02/1989, na Fazenda de Ensino e Pesquisa da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira/UNESP, no município de Selvíria-MS. As sementes foram cedidas pelo IPEF e CCGMPT. O delineamento experimental utilizado foi látice 10x10, triplo, com 99 progênies provenientes do CCGMPT e uma testemunha comercial. Aos 14,3 anos após o plantio será realizado um desbaste, em todo o experimento, deixando-se 5 plantas por parcela. A coleta de dados será realizada em quatro situações: A (antes do desbaste, correspondendo aos 14,3 anos); B (árvores desbastadas, 14,3 anos); C (árvores remanescentes ao desbaste, 14,3 anos) e D (um ano após o desbaste: 15,3 anos). Os caracteres analisados serão: a) altura (m); b) diâmetro à altura do peito-dap (cm); c) volume (m3); d) forma do fuste das árvores (notas); e) densidade básica da madeira, em nível do dap (g/cm3) e f) sobrevivência (%) das progênies. O ganho genético será estimado pelo (ndice Multi-efeitos. Utilizando-se, então, do marcador molecular RAPD será feita uma caracterização comparando-se três grupos de indivíduos: os melhores, os intermediários e os piores. O presente trabalho é de grande importância, pois pretende estimar: o valor genético, a variabilidade genética, os possíveis ganhos na seleção, e avaliar a estrutura molecular de Pinus caribaea var caribaea, para que o teste de progênies possa ser transformado em um pomar de Sementes por Mudas ou de Sementes Clonais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Janete Motta da. Análises genéticas em progênies de Pinus caribaea Morelet var. caribaea por caracteres quantitativos e marcadores moleculares. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Ilha Solteira Ilha Solteira.