Busca avançada
Ano de início
Entree

A progressão continuada no estado de São Paulo: um caminho para a democratização do ensino?

Processo: 00/01289-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sandra Maria Zakia Lian Sousa
Beneficiário:Andrea Steinvascher
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da educação   Fracasso escolar   Democratização do ensino   Progressão continuada   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Educacional | Curriculo | Democratizacao Do Ensino | Fracasso Escolar | Politica Educacional | Progressao Continuada

Resumo

A reorganização do ensino fundamental, através da implementação da progressão continuada, tem-se caracterizado como uma tendência nacional. Esta proposta tem como princípio o direito de todos ao acesso e à permanência na escola, e está embasada numa concepção de construção do conhecimento que aponta para a necessidade de reorganização curricular e re-significação da avaliação da aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é analisar o regime de progressão continuada na rede de ensino do Estado de São Paulo, em duas dimensões: a implementação, analisando pressupostos, justificativas e sua regulamentação e a vivência desta proposta no âmbito da unidade escolar, através de um estudo de caso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)