Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da adição levonorgestrel sobre o influxo de cálcio em espermatozóides de homens férteis

Processo: 02/12501-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Luís Antônio Violin Dias Pereira
Beneficiário:Luciana Helena de Santis
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anticoncepção   Reação acrossômica   Levonorgestrel   Fertilização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anticoncepcao | Capacitacao | Fecundacao | Influxo De Calcio | Levonorgestrel | Reacao Acrossomal

Resumo

No processo de fertilização estão envolvidos muitos fatores biológicos, que se iniciam com a formação dos gametas, a qual para o gameta masculino inclui ganhar mobilidade e realizar capacitação, hiperativação e reação acrossoma (RA), terminando com a fusão das membranas do espermatozóide e do oócito. A capacitação é uma mudança bioquímica na membrana plasmática do espermatozóide, sendo o aumento na concentração intracelular do íon cálcio um evento característico e obrigatório para a posterior RA. Esses fenômeno ocorrem na tuba uterina, devido à ação da progesterona, que tem sido apontada como indutora da RA, através do aumento na concentração do cálcio intracelular. O levonorgestrel (LNG) é um progestógeno sintético genômico, semelhante à progesterona, o qual tem sido usado como um contraceptivo feminino seja na anticoncepção de emergência ou em conjunto com um dispositivo intra-uterino (DIU-LNG), o qual apresenta taxa de gravidez muito baixa, entretanto na literatura não há dados que relacionem a eficácia contraceptiva do DIU-LNG com algum possível efeito sobre os espermatozóides humanos, após estes entrarem em contato com o LNG liberado constantemente na cavidade endometrial das usuárias. Baseando-se no pressuposto de que a progesterona poderia desencadear a capacitação e reação acrossomal precoce, impedindo assim que o espermatozóide consiga fecundar o oócito, o objetivo desse trabalho é estudar o efeito do LNG no influxo de cálcio de espermatozóides in vitro e o instrumento para a realização desse estudo será a espectrofotometria de fluorescência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTIS, Luciana Helena de. Efeito 'in vitro' da adição do levonorgestrel sobre a concentração intracelular de calcio em espermatozoides de homens ferteis. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.