Busca avançada
Ano de início
Entree

A semântica argumentativa no Brasil nas décadas de 70 e 80

Processo: 02/12649-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Claudia Regina Castellanos Pfeiffer
Beneficiário:Ana Cláudia Fernandes Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Semântica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Discurso | Semantica Argumentativa

Resumo

Este projeto tem como objeto de estudo a história da constituição da Semântica Argumentativa no Brasil. Nossa posição teórica se configura a partir de nossa participação no projeto "História das Idéias Lingüísticas no Brasil: Ética e Política das Línguas". A pergunta para este trabalho é: Como se configura a semântica argumentativa na produção de lingüistas brasileiros se pensarmos o diálogo com outros campos do conhecimento? Para isso, pensaremos a constituição desta semântica na sua relação com instituições universitárias brasileiras, partindo de sua relação com o Departamento de Lingüística da UNICAMP (espaço, institucional onde trabalhou o professor Oswald Ducrot no início de 1970). Nos deteremos sobre a produção de dois semanticistas que, nas décadas de 70 e 80, mantiveram uma relação significativa com a Semântica Argumentativa: Carlos Vogt e Eduardo Guimarães. A investigação histórico-institucional possibilitará compreendermos elementos específicos do modo de constituição desta semântica no Brasil e o desenvolvimento de novos lugares teóricos que ela produziu. Paralelamente, faremos uma análise enunciativa do debate teórico instaurado entre os três lingüistas na relação com os diálogos e confrontos teóricos que cada um estabelece com outros domínios de conhecimento, notadamente com os estudos de linguagem. Esta análise abordará também a designação 'semântica argumentativa', ao lado de outras que também se utilizam para nomear este domínio de estudos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. Um nome de teoria estabilizado, sentidos em movimento: a semantica argumentativa na historia. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.