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Análise do desequilíbrio térmico local no transporte de calor turbulento em meio poroso

Processo: 02/04369-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Marcelo Jose Santos de-Lemos
Beneficiário:Marcelo Batista Saito
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Fenômenos de transporte   Escoamento bifásico   Turbulência   Simulação numérica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escoamento Bifasico | Escoamento Turbulento | Metodo Numerico | Modelo Macroscopico

Resumo

A presente proposta tem por objetivo o desenvolvimento e a aplicação de um modelo macroscópico para escoamento monofásico de fluidos miscíveis e para escoamento bifásico, ambos em um meio poroso no regime turbulento. No modelo utilizado para o meio poroso será considerado escoamento isotérmico. Primeiramente pretende-se modelar as equações de concentração de dois fluidos miscíveis e em seguida as equações de saturação para escoamento de duas fases através da análise do mecanismo de transporte turbulento. As equações macroscópicas do escoamento médio no tempo são desenvolvidas baseando-se no conceito de dupla decomposição (flutuação espacial e temporal), no teorema da média volumétrica local e nas equações de escoamento microscópicas. O método numérico empregado para a discretização das equações é o método dos volumes finitos com arranjo co-localizado num sistema de coordenadas não-ortogonal. O algoritmo simple é utilizado para correção do campo de pressão. (AU)

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