Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de juntas soldadas por fricção em escalão em liga de alumínio

Processo: 01/01165-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Nelson Guedes de Alcântara
Beneficiário:Camilo Bento Carletti
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Soldagem por fricção   Microestruturas   Fadiga   Microdureza   Alumínio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aluminio | Fadiga | Microdureza | Microestrutura | Soldagem | Soldagem Por Friccao

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar o processo de soldagem de fricção em escalão, Friction Stir Spot Welding - FSSW - e a sua correlação com as microestruturas e propriedades mecânicas resultantes. As soldas serão realizadas em chapas sobrepostas da liga de alumínio 6061-T4, utilizadas na indústria automobilística. Para o estudo das propriedades mecânicas será realizado o ensaio de fadiga e com base nos resultados obtidos será possível construir curvas de resistência a fadiga e correlacioná-las com a espessura das chapas sobrepostas e a área do cordão de solda. Também será realizado ensaio de microdureza Vickers a fim de registrar as alterações de dureza ao longo da lente de soldagem - weld nugget. Quanto à caracterização microestrutural será realizada análise metalográfica utilizando Microscopia Ótica - MO e Microscopia Eletrônica de Varredura - MEV bem como será realizado ensaio de fratografia utilizando MEV, com objetivo de se obter informações sobre a geração e propagação de trincas nos mesmos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)