Busca avançada
Ano de início
Entree

Citogenética comparativa de Hoplias malabaricus (Pisces, Erythrinidae): estudos em região divisora de águas para as bacias dos rios Tibagi, Iguaçu, Ivaí e Ribeira (Ponta Grossa, PR)

Processo: 01/02775-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2001
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2003
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Carlos Bertollo
Beneficiário:Marcelo Ricardo Vicari
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Zoologia (classificação)   Citogenética   Evolução cariotípica   Peixes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cariotipica | Citogenetica | Evolucao | Hoplias

Resumo

Hoplias malabaricus é uma espécie de peixe com ampla distribuição pela América Neotropical que habita ambientes lênticos ou lóticos e que, normalmente, não apresenta hábito migratório. Sua real situação taxonômica permanece ainda indefinida, mas os estudos citogenéticos já desenvolvidos com este grupo indicam tratar-se de um complexo de espécies. Assim, vários estudos vem demonstrando que, apesar da sua conservação anatômica, uma grande variabilidade ocorre em nível da macroestrutura cariotípica, quer seja quanto ao número e morfologia cromossômica, como também pela presença de distintos sistemas de cromossomos sexuais. Tal diversidade torna esse grupo propício para análises citotaxonômicas, evolutivas e populacionais. Na região de Ponta Grossa (PR) estão localizadas nascentes de diversas bacias hidrográficas do sistema Alto Paraná, caracterizando-a como um importante divisor de águas. Assim sendo, é objetivo deste projeto realizar análises citogenéticas comparativas em populações de H. malabaricus de diferentes bacias regionais, compreendendo os rios Tibagi, Iguaçu, Ivaí e Ribeira. Visto que H. malabaricus tem representado um excelente modelo para análises de questões relacionadas à evolução cariotípica, espera-se que este estudo venha complementar o conhecimento sobre a biodiversidade desse grupo ictiológico, assim como sobre a sua distribuição e biogeoqrafia, considerando as particularidades do sistema hídrico presente na região de estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)