Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo do padrão espacial e temporal de expressão de fatores trans-regulatórios na diferenciação da musculatura esquelética em linhagens de frango de corte

Processo: 96/12196-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1997
Data de Término da vigência: 31 de março de 2001
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Luiz Lehmann Coutinho
Beneficiário:Lúcia Elvira Álvares
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aves | Desenvolvimento Muscular | Fatores Miogenicos | Marcadores Moleculares

Resumo

Recentemente, houve um grande avanço na compreensão dos mecanismos moleculares que atuam durante o desenvolvimento da musculatura esquelética. Pelo menos quatro famílias gênicas (MyoD, MEF2, Pax e LIM) codificam fatores de transcrição que interagem em uma complexa rede durante o desenvolvimento embrionário. Estas proteínas são responsáveis pela ativação de vários genes músculos-específicos até a formação da célula muscular madura. Estudos anteriores revelaram um atraso na ativação dos fatores miogênicos da família MyoD em uma linhagem de codorna com grande capacidade de produção de tecido muscular e crescimento acelerado. Aparentemente, este atraso na ativação dos fatores miogênicos permitiu que as células somíticas continuassem a proliferar por mais tempo, causando um aumento na População de células precursoras musculares. Uma vez que em aves o número de células musculares é determinado ao redor da eclosão, um aumento no número de células precursoras no embrião teria resultado em uma maior capacidade de crescimento muscular na fase adulta. Este projeto tem como objetivo verificar se, em linhagens de frango de corte, o aumento de massa muscular também está associado a um retardo na ativação do programa de diferenciação muscular. Para tanto, será estabelecido o padrão espacial e temporal de expressão de vários fatores trans-regulatórios durante o desenvolvimento muscular de frango, através de hibridização in situ e RT-PCR. Duas linhagens serão comparadas: uma linhagem de corte que foi selecionada para uma grande capacidade de produção de massa muscular (LL) e uma linhagem controle (LLC), não selecionada. Este estudo é de grande importância, pois poderá permitir a identificação de marcadores moleculares associados a uma maior capacidade de produção de tecido muscular que seriam ferramentas valiosas em programas de melhoramento genético. Além disto, este trabalho trará subsídios para que no futuro seja possível manipular a expressão de fatores miogênicos visando aumentar a produtividade em linhagens de frango de corte. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
L.E. ALVARES; A. MANTOANI; J.E. CORRENTE; L.L. COUTINHO. Standard-curve competitive RT-PCR quantification of myogenic regulatory factors in chicken embryos. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 36, n. 12, p. 1629-1641, . (96/12196-0)