Busca avançada
Ano de início
Entree

Forma da interface e gradiente de pressão no padrão Core Annular vertical ascendente

Processo: 98/10520-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 1998
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Bannwart
Beneficiário:Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fenômenos de transporte

Resumo

Será estudado teórica e experimentalmente o escoamento bifásico óleo-água imiscíveis no interior de um tubo vertical de 1 polegada de diâmetro, em condições tais que o padrão de fluxo "core-annular" estável seja observado. Será usado um óleo de viscosidade 10.000 cP à temperatura ambiente, que apresenta interesse prático para a indústria de exploração de petróleo. A parte teórica consistirá em formular e resolver numericamente um modelo matemático fechado que inclua, além do campo de velocidades, a determinação da forma da interface óleo-água, conhecidas as vazões e propriedades dos fluidos. A parte experimental consistirá na filmagem do escoamento através de uma câmera de alta velocidade e na medição do gradiente de pressão para diversas vazões de óleo e água, comparando-se assim a interface observada e o gradiente de pressão medido com as previsões do modelo numérico. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUEZ, Oscar Mauricio Hernandez. Forma da interface e gradiente de pressão no padrão liquido-liquido anular vertical ascendente. 2002. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.