Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da inalação da fumaça de cigarro sobre o reparo ósseo ao redor de implantes de titânio e a progressão da doença periodontal induzida? estudo histométrico em ratos

Processo: 02/08554-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Francisco Humberto Nociti Junior
Beneficiário:João Batista César Neto
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cigarros | Implantes De Titanio | Ratos | Reparo Osseo

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a influência de um protocolo de interrupção temporária de exposição à fumaça de cigarro sobre o reparo ósseo ao redor de implantes de titânio em tíbias de ratos. 60 ratos Wistar, adultos, serão utilizados. Os animais serão divididos em 4 grupos: 1- Controle; 2- Exposição à fumaça de cigarro 3 meses antes da colocação dos implantes e 2 meses pós-operatórios; 3- Exposição à fumaça de cigarro apenas no período pré-operatório (83 dias), interrompendo-se as exposições 7 dias antes da colocação dos implantes e 4- Semelhante ao grupo 2 porém, expondo novamente os animais a inalação intermitente da fumaça de cigarro 21 dias após a colocação dos implantes até o final do período experimental. Os grupos que receberão fumaça de cigarro serão expostos a fumaça de 10 cigarros por 3 períodos diários de 8 minutos. Sob anestesia geral, um implante de titânio comercialmente puro, superfície usinada e dimensões 2,2 mm de diâmetro e 4,0 mm de comprimento será colocado em uma das tíbias do animal. Os animais serão sacrificados 60 dias após a colocação dos implantes. Secções não descalcificadas serão obtidas e avaliadas quanto a: densidade óssea lateral a superfice do implante, preenchimento ósseo das roscas de cada implante e extensão de tecido ósseo em contato direto com a superfície do implante. Uma vez obtidos os dados de cada animal, estes serão comparados estatisticamente com o auxílio do teste não paramétrico de Kruskal-Wallis (a= 5%). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOÃO BATISTA CÉSAR-NETO; BRUNO BRAGA BENATTI; FLÁVIO RICARDO MANZI; ENILSON ANTÔNIO SALLUM; ANTÔNIO WILSON SALLUM; FRANCISCO HUMBERTO NOCITI JUNIOR. Influência da fumaça de cigarro na densidade óssea: estudo radiográfico em ratos. Brazilian Oral Research, v. 19, n. 1, p. 47-51, . (02/08554-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CÉSAR NETO, João Batista. Influencia da inalação da fumaça de cigarro e sua interrupção sobre o periodonto e o tecido osseo ao redor de implantes de titanio: estudo em ratos. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.