Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de redes neurais no processo de filament winding

Processo: 00/10090-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 31 de outubro de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Liliane Maria Ferrareso Lona
Beneficiário:Sheila Contant
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais compósitos poliméricos   Estabilidade térmica   Corrosão   Simulação   Processos de fabricação

Resumo

Compósitos poliméricos apresentam diversas vantagens em relação aos materiais convencionais de engenharia, como estabilidade térmica e resistência à corrosão. Um dos grandes problemas da indústria nacional é a otimização dos processos de fabricação de compósitos. Esse problema é agravado pelo fato das empresas nacionais importarem tecnologia, que não necessariamente está voltada para as matérias-primas disponíveis no mercado brasileiro. Dentre os processos de fabricação de materiais compósitos, Filament Winding se destaca na manufatura de peças como tubos e tanques, por ser de baixo custo e permitir alta produção e uniformidade de propriedades. Nesse trabalho, pretende-se simular e otimizar o processo de Filament Winding através de redes neurais. Essa técnica computacional é bastante interessante porque dispensa o conhecimento dos modelos matemáticos específicos que descrevem o sistema em estudo. O treinamento da rede será realizado utilizando-se condições operacionais do processo, como velocidade de rotação do mandril e espessura dos tubos, e propriedades físicas do conjunto fibra-resina. Uma vez que as exigências do mercado frente à qualidade e custo dos produtos estão cada vez maiores, a obtenção de uma ferramenta que permita otimizar o processo é de fundamental importância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LONA, L. M. F.; CALADO, V. M. A.; CONTANT, S. Predição do comportamento térmico de tubos compósitos através de redes neurais. POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA, v. 14, n. 5, p. 295-300, out. 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CONTANT, Sheila. Aplicação de redes neurais no processo de filament winding. 2002. 121 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.