Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da paracoccidioidomicose: infecção como a forma de resistência da paracoccidioidomicose humana: comparação com as formas juvenil e adulta da doença

Processo: 01/00332-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Maria Heloisa Souza Lima Blotta
Beneficiário:Ronei Luciano Mamoni
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citocinas | Quimiocinas

Resumo

As formas clínicas da paracoccidioidomicose (PCM) estão relacionadas com diferentes padrões de resposta imune. Pacientes com a forma juvenil (FJ) apresentam resposta celular comprometida e altos níveis de anticorpos das classes IgG4, IgE e IgA. A forma adulta (FA) é mais heterogênea, com produção de anticorpos predominantemente lgG1. Além da PCM-doença, existem indivíduos que entram em contato com o fungo, desenvolvem teste cutâneo positivo à paracoccidioidina, mas não apresentam qualquer sinal de doença (PCM-Infecção). Estudos preliminares realizados em nosso laboratório demonstraram que PBMC desses indivíduos quando estimuladas com Ag do fungo apresentam resposta linfoprol/ferativa e produção de IFN-g aumentadas, com diminuição na produção de IL-10 e IL-4, em comparação ao observado para pacientes com a FA e FJ da PCM. Estes resultados sugerem que a PCM-Infecção pode representar a forma de resistência da doença. Esse projeto tem como objetivo melhor caracterizar os componentes da resposta imune presentes nestes três grupos de indivíduos (PCM-infecção, FA e FJ), que estariam determinando os padrões de resistência ou suscetibilidade da doença humana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAMONI‚ R.L.; BLOTTA‚ M.H.S.L.. Flow-cytometric analysis of cytokine production in human paracoccidioidomycosis. CYTOKINE, v. 35, n. 3, p. 207-216, . (01/00332-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAMONI, Ronei Luciano. Caracterização da paracoccidioidomicose-infecção como a forma de resistencia da paracoccidioidomicose humana: comparação com as formas juvenil e adulta da doença. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.