Busca avançada
Ano de início
Entree

Quintais agroflorestais e suas implicações socioambientais na comunidade do saco do Mamanguá-Parati/RJ

Processo: 00/09868-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Manejo Florestal
Pesquisador responsável:Virgilio Mauricio Viana
Beneficiário:Valquiria Garrote
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Caiçaras   Agricultura familiar   Áreas de conservação   Conservação dos recursos naturais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dieta Familiar | Manejo Florestal Participativo | Unidades De Conservacao

Resumo

Na região do Saco do Mamanguá em Parati-RJ, ainda é predominante o modo de vida tradicional caiçara. Esta pesquisa aborda o problema relacionado às formas de uso da terra e, em especial, o manejo do sistema de produção em quintais, por populações residentes em remanescentes da Floresta Atlântica e transformadas em Unidades de Conservação. As atividades tidas como tradicionais estão sendo modificadas e/ou afetadas por diversos fatores externos e internos, como por exemplo, as restrições impostas pela legislação ambiental nestas Unidades. Nestas áreas, o desafio consiste em conciliar a conservação dos recursos naturais com a presença humana e ainda proteger os ecossistemas, garantindo qualidade de vida às populações presentes. Seguindo os princípios da pesquisa-ação, pretende-se desenvolver alternativas de uso dos recursos e potencializar as práticas já desenvolvidas. Estas formas alternativas de manejo do espaço vêm ao encontro com os princípios da agrofloresta direcionada pela sucessão. Este tipo de manejo é mais condizente com o contexto regional em questão e também oferece um leque maior de produtos em diferentes épocas. A relevância desta pesquisa se revela na medida em que se propõe focalizar o quintal e a partir deste sistema discutir com a comunidade o contexto sócio-ambiental mais amplo ao qual este está ligado e valorizá-lo como uso alternativo da terra. E, a partir do reconhecimento de espécies, planejar de forma participativa ações futuras de manejo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARROTE, Valquiria. Os quintais caiçaras, suas características sócio-ambientais e perspectivas para a Comunidade do Saco do Mamanguá, Paraty-RJ.. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.