Busca avançada
Ano de início
Entree

Dimensionamento otimizado de mecanismos articulados para o seguimento do perfil do solo em processos de colheita

Processo: 94/00381-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1994
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 1997
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Máquinas e Implementos Agrícolas
Pesquisador responsável:Oscar Antonio Braunbeck
Beneficiário:Gilberto Alonso Murcia Contreras
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colheita | Flutuante | Mecanismos

Resumo

Este trabalho visa modelar matematicamente o comportamento de um Mecanismo Flutuante Articulado (MFA) copiador do solo, incluindo seus aspectos cinemáticos e dinâmicos. Através de equações de equilíbrio estático de modelos compostos por barras pode-se simular o desempenho do Mecanismo Flutuante em termos da força de reação do solo sobre o apalpador, para velocidades de deslocamento compatíveis com os equipamentos agrícolas existentes atualmente, na faixa de 4 - 8 km/h. A medida que as características inerciais das barras do mecanismo se tornam importantes, isto é para as velocidades de deslocamento elevadas e para um perfil do solo mais irregular, toma-se necessária a simulação dinâmica do mecanismo flutuante através da segunda lei de Newton. O desempenho do Mecanismo Flutuante Articulado será descrito em função de sua capacidade de resposta para acompanhar o contorno do solo em contato com o apalpador. O valor da componente vertical da reação deve ser minimizado para atingir mínima perturbação em solos pouco agregados; entretanto, a componente horizontal da reação não pode ser inferior a um valor mínimo necessário para resistir à ação longitudinal do material sendo colhido já que caso contrário aconteceria um afastamento do apalpador da superfície do solo com conseqüentes perdas de produto no processo de captação. Durante o deslocamento do Mecanismo Flutuante Articulado sobre o contorno do terreno serão registradas as seguintes variáveis: Força de reação vertical do solo sobre o apalpador, cota vertical do apalpador, cota vertical do perfil do solo e tempo de percurso. O desempenho do Mecanismo será caracterizado pela magnitude da reação vertical sobre a apalpador e pelo seu erro de seguimento do solo quantificado pela diferença entre as cotas verticais do apalpador e do perfil do solo. Dados experimentais serão registrados e analisados dentro da faixa de velocidades de avanço da colhedora. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CONTRERAS, Gilberto Alonso Murcia. Otimização de um mecanismo articulado para o levantamento de plantas e seguimento do perfil de solo em processos de colheita. 1997. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agricola Campinas, SP.