Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da regulação do gene opaco2

Processo: 99/02087-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1999
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2001
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Adilson Leite
Beneficiário:Rodrigo Marins Peixoto Siloto
Instituição Sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Regulação da expressão gênica   Proteínas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bzip | Opaco2 | Regulacao Genica

Resumo

A proteína Opaco2 (O2) é um ativador transcricional do tipo bZIP que promove a transcrição de genes que codificam proteínas de reserva nos endospermas de alguns cereais como milho, Coix e sorgo. A seqüência canônica 5'-CACGTG-3', denominada G-box, é conservada nos promotores de opaco2 em diferentes organismos e está envolvida com a ativação transcricional mediada por proteínas bZIP em vários processos fisiológicos. Durante o desenvolvimento deste projeto, pretendemos esclarecer o papel do G-box na expressão do gene opaco2, através de experimentos de gel shift e footprinting com extratos nucleares de endosperma de Coix. Também analisaremos fatores ambientais como fonte e concentração de nitrogênio e hormônios, na ativação da transcrição de opaco2. Pretendemos ainda analisar a existência de proteínas que possam interagir com da proteína O2 de milho através de possíveis sítios de ativação nesta proteína. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILOTO, Rodrigo Marins Peixoto. Analise do promotor do gene Opaco2 de Coix e estudos de dimerização da região bZIP. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.