Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular e funcional de proteínas bZIP de cana-de-açúcar

Processo: 00/02480-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Marcelo Menossi Teixeira
Beneficiário:Paulo Sergio Schlogl
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/02198-3 - Sementes: (1) regulação gênica da síntese de proteínas de reserva e metabolismo de lisina; (2) estudos de expressão de proteínas heterólogas, AP.TEM
Assunto(s):Plantas   Regulação da expressão gênica   DNA

Resumo

Os fatores de transcrição bZIPs ligam-se como dímeros à seqüências de DNA específicas em regiões promotoras e "enhancers" de genes ativos em diversos organismos. Acredita-se que as bZIPs contribuam para uma maior eficiência das RNA polimerases tipo II, pois em geral são ativadores da transcrição e respondem a estímulos ambientais. Durante o desenvolvimento deste projeto, pretendemos expressar e purificar fatores bZIPs obtidos do banco de dados do projeto genoma de cana-de-açúcar (SUCEST) em larga escala para caracterizar estas proteínas. Para a caracterização in vitro de seqüências de sítios alvos no DNA e o papel de resíduos de aminoácidos conservados nos domínios básicos e zíper de leucinas, utilizaremos técnicas de gel shift, footprinting, blot overlay e experimentos de mutagênese. Muitas proteínas bZIPs caracterizadas mostraram expressão tecido-específica e a definição dos padrões de expressão destas proteínas é importante para caracterizar suas funções in vivo. Desta maneira, buscaremos caracterizar os padrões de expressão das proteínas bZIPs de cana-de-açúcar através de ensaios de hibridação em membranas de alta densidade (macro-array), e northern blot com o RNA extraídos de diferentes tecidos vegetais em diferentes fases de desenvolvimento das plantas. Para elucidarmos a estrutura tridimensional das interações destas bZIPs com o DNA serão obtidos cristais das proteínas recombinantes ligadas aos sítios alvos de DNA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHLÖGL‚ P.S.; KOBARG‚ J.; MOREAU‚ V.H.; LEITE‚ A.; SABINO‚ A.A.; EBERLIN‚ M.N.; MENOSSI‚ M. Expression‚ purification and characterization of a novel bZIP protein from sugarcane. Plant Science, v. 167, n. 3, p. 583-595, 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHLOGL, Paulo Sergio. Caracterização molecular e funcional de proteínas bZIPs de cana-de-açúcar. 2004. 94 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.