Busca avançada
Ano de início
Entree

O estágio na formação inicial de professores de biologia

Processo: 02/10199-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Beneficiário:Rosana dos Santos Jordão
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino | Estagio | Licenciatura | Profs De Biologia

Resumo

Nos cursos da maioria das universidades públicas e das faculdades particulares o modelo utilizado para a formação de professores é o da racionalidade técnica, ao qual se fazem muitas críticas. As pesquisas na área de educação sugerem a formação segundo um novo modelo, baseado na reflexão sobre a prática. Tendo em vista este contexto, o objetivo principal deste"trabalho é investigar o desenvolvimento de uma proposta de estágio que visa formar professores de Biologia capazes de pesquisar sua própria prática e de refletir sobre as possibilidades de transformação dos contextos escolar, social, econômico e político em que irão atuar. A pesquisa está sendo desenvolvida na Escola de Aplicação da FEUSP, com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, com dados coletados por meio de gravações em vídeo, entrevistas semi-estruturadas, registros de observação e análise de documentos. Pretende-se trazer as seguintes contribuições: a) uma reflexão aprofundada sobre as formas pelas quais os estágios podem ser desenvolvidos e orientados na Escola de Aplicação da FEUSP; b) trazer elementos para a discussão dos programas de formação de professores na rede pública de ensino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JORDÃO, Rosana dos Santos. Tutoria e pesquisa-ação no estágio supervisionado: contribuições para a formação de professores de biologia.. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.