Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia dos hexatominae (Limoniidae) e evolução basal dos Tipulomorpha (Diptera)

Processo: 02/13613-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2003
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Dalton de Souza Amorim
Beneficiário:Guilherme Cunha Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

A subfamília Hexatominae (Límoniidae), um grupo basal de Tipulomorpha (Diptera), inclui aproximadamente 40 gêneros e 89 subgêneros distribuídos por todas as regiões biogeográficas da Terra. No registro fossilífero, o grupo está presente do Triássico ao Recente. No entanto, virtualmente nada é conhecido sobre as relações filogenéticas entre seus subgrupos e o status taxonômico de muitos dos gêneros e subgêneros necessita de revisão. Neste trabalho, os gêneros de Hexatominae serão revistos, e suas relações filogenéticas serão inferidas dentro da perspectiva de um estudo filogenético amplo. Os resultados obtidos, além de permitirem a proposição de uma classificação filogenética para a subfamília, trará luz sobre a evolução basal dos Tipulomorpha como um todo, podendo inclusive ajudar na compreensão do controvertido posicionamento fitogenético de Tipulomorpha dentro de Diptera. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.