Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo in vitro da efetividade de agentes irrigantes na eliminação de endotoxinas presentes nos canais radiculares

Processo: 02/06467-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Antonio Olavo Cardoso Jorge
Beneficiário:Luciane Dias de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agentes Irrigantes | Canal Radicular | Endotoxina

Resumo

A maior parte das alterações patológicas que envolvem a polpa e os tecidos periapicais é de etiologia microbiana. As endotoxinas liberadas durante a duplicação ou morte de microrganismos podem manter a lesão da região periapícal, impedindo o sucesso do tratamento endodôntico. A proposta deste estudo é avaliar a efetividade de agentes irrigantes: hipoclorito de sódio, clorexidina, solução de hidróxido de cálcio e polimixina B, na eliminação das endotoxinas presentes nos canais radiculares. Serão utilizados 90 dentes humanos unirradiculados, que terão seus ápices cortados em 3mm e suas coroas seccionadas, padronizando o tamanho em 14mm. A região apical será selada com resina composta fotopolimerizável e os espécimes serão esterilizados pela radiação gama com cobalto 60. Em ambiente estéril (fluxo laminar) a endotoxína será inoculada no interior dos canais e os espécimes serão instrumentados até a lima nº 50 e escalonados até a lima nº80 utilizando-se 5mL do agente irrigante a cada troca de instrumento. Assim, os espécimes serão divididos em 6 grupos experimentais, de acordo com o agente irrigante utilizado: a) G1: hipoclorito de sódio 1%; b) G2: hipoclorito de sódio 2,5%; c) G3: clorexidina 0,12%; d) G4: solução de hidróxido de cálcio; e) Polimixina B e e) G6(Controle): solução fisiológica apirogênica. A neutralização da endotoxina será verificada pelo método do lisado de Limulus e pela produção de anticorpos em cultura de linfócitos B. Os dados obtidos serão analisados estatisticamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Luciane Dias de. Efetividade in vitro de agentes irrigantes na neutralização de endotoxinas em canais radiculares. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Ciência e Tecnologia. São José dos Campos São José dos Campos.