Busca avançada
Ano de início
Entree

Reação alcali-agregado: mapeamento de agregados reativos na região do estado de São Paulo

Processo: 00/09161-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Vladimir Antonio Paulon
Beneficiário:Laila Valduga
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mapeamento   Álcalis   Petrografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Petrografica | Ensaios De Expansao | Mapeamento | Reacao Alcali Agregado

Resumo

Entre as causas mais freqüentes de deterioração do concreto está a reação álcali-agregado. Consiste em um processo químico envolvendo íons alcalinos (Na e K provenientes principalmente do cimento, mas também da água de amassamento, de pozolanas e agentes externos), íons hidroxilas e certos constituintes mineralógicos do agregado. Tal processo químico tem como conseqüências, entre outras, exsudação de gel, expansões e fissuramentos. É uma patologia que começou a ser detectada e analisada há mais de 70 anos em estruturas de concreto tais como barragens, piers, blocos de fundação, pontes, pistas de aeroportos e estruturas rodoviárias. A prevenção da reação é a única maneira de eliminação de tal patologia até hoje aceita, por ser uma reação química que, depois de desencadeada, não há como ser cessada. Faz-se necessária, então, uma análise prévia e mais criteriosa dos agregados utilizados em obras. Pretende-se com a presente pesquisa fazer uma melhor avaliação dos agregados de certas regiões do Brasil e obter correlações entre áreas contendo jazidas de material reativo às álcalis. Serão realizados ensaios de expansão, análise petrográfica e microscopia eletrônica de varredura para caracterização segura da reatividade ou inocuidade do material analisado. Ao final do estudo objetiva-se fazer um mapeamento das áreas em que constatar-se reatividade, que consistirá em um banco de dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VALDUGA, Laila. Reação alcali-agregado: mapeamento de agregados reativos do Estado de São Paulo. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil Campinas, SP.