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Os efeitos dos valores empresariais na determinação do papel e da prática dos profissionais de relações públicas nas organizações: Brasil e Chile

Processo: 96/00780-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1996
Data de Término da vigência: 31 de março de 2000
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Margarida Maria Krohling Kunsch
Beneficiário:Maria Aparecida Ferrari
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Organizacional | Relacoes Publicas | Valores Empresariais

Resumo

A presente tese de doutorado tem como objetivo dimensionar e analisar quais são os efeitos que os valores empresariais podem provocar na definição do papel e da prática do profissional das Relações Públicas em organizações do Brasil e Chile. James E. Grunig em seus estudos sobre a importância da cultura organizacional no desempenho das Relações Públicas afirma que, "a atuação do profissional de Relações Públicas é, em grande parte, resultado da cultura da organização" (1). Em outras palavras, é a cultura organizacional que determina as relações, tanto interna como externamente, influenciando e moldando os comportamentos dos indivíduos; fazendo com que eles se sintam integrados e valorizados dentro da estrutura da empresa. Analisar os valores empresariais a partir da dimensão da cultura organizacional nos leva também a tratar do conceito de poder, pois ambos, à medida que se relacionam no âmbito das organizações, nos permitem traçar uma clara linha de interdependência. De acordo com Carlos Osmar Bertero, "... o poder pode ser visto também como elemento dotado de energia; por isso possui o atributo de moldar e transformar organizações. Para se falar em mudança organizacional e design organizacional não se pode deixar de apresentar o poder enquanto elemento modelador. Assim, quem o possuir pode alterar estruturas e influenciar na mudança do comportamento organizacional, chegando a modificar processos organizacionais" (2). Ao tratar de desvendar as características básicas da cultura e do poder de uma organização é que verificaremos a importância que a Alta Administração possui para alterar estruturas e influenciar mudanças do comportamento organizacional e escolher o modelo de Relações Públicas que mais lhe interessa. Os resultados esperados desta tese estão relacionados com a caracterização das semelhanças e diferenças entre os atuais modelos de Relações Públicas praticados no Brasil e no Chile. Especificamente, pretendemos saber se os profissionais de Relações Públicas já passaram da etapa do "técnico" ao "administrador da comunicação". A proposta metodológica da tese é o desenvolvimento de dois grandes produtos. O primeiro é uma revisão bibliográfica para poder conhecer as teorias que surgem a partir de 1980, os conceitos relacionados com os valores organizacionais e as funções das Relações Públicas. O segundo produto será a realização de um estudo prospectivo junto a profissionais de Relações Públicas e a membros da Alta Administração de um conjunto de empresas brasileiras e chilenas pertencentes aos principais setores produtivos, que serão determinados por uma amostra a ser definida posteriormente. (AU)

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