Busca avançada
Ano de início
Entree

Inclusão do canal de formação do positrônio real para estudo de excitações eletrônicas por impacto de pósitrons via método de Schwinger multicanal (SMC)

Processo: 02/04186-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Atômica e Molecular
Pesquisador responsável:Marco Aurelio Pinheiro Lima
Beneficiário:Felipe Arretche
Instituição Sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espalhamento De Positrons | Potencial Optico

Resumo

Recentemente, foram reportados na literatura, resultados acerca da excitação eletrônica de átomos e moléculas por impacto de pósitrons a baixa energia (J.P. Sullivan, J.P. Marler, S.J. Gilbert, S.J. Buckman, and C.M. Surdo, Phys. Rev. Lett. 87, 0732201 (2001)). Quando estes foram comparados com os poucos cálculos teóricos disponíveis, notoriamente verificou-se que estes não descrevem os dados de forma satisfatória e que portanto o problema está em aberto. Visando descrever estes processos de excitação eletrônica, pretendemos utilizar o Método de Schwinger Multicanal (SMC). Tal método tem se revelado eficiente na descrição de colisões entre pósitrons e átomos/moléculas. Para tanto, utilizaremos como estratégia principal, a inclusão de potenciais ópticos para representação de canais colisionais inelásticos, em especial o canal de formação do positrônio real para colisões pósitron-átomo e pósitron-molécula. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARRETCHE, Felipe. Excitações eletrônicas por impacto de pósitrons via Método Schwinger multicanal. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Campinas, SP.