Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de diferentes técnicas de inseminação artificial em éguas utilizando baixo número de espermatozóides

Processo: 02/00879-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Marco Antonio Alvarenga
Beneficiário:Karen Martins Leão
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Equinos | Histeroscopia | Inseminacao | Intrafolicular | Intraperitoneal

Resumo

A crescente aplicação de biotecnologias como sêmen congelado e sexado de garanhões, tem impulsionado o desenvolvimento de pesquisas voltadas a solucionar os problemas relacionados aos baixos índices de fertilidade obtidos com o uso destas em eqüinos. O local de deposição do sêmen no momento da inseminação artificial é um fator bastante estudado e é de suma importância para a obtenção de bons resultados de fertilidade. Na inseminação artificial convencional, são depositados aproximadamente 400 milhões de espermatozóides móveis no corpo do útero. Com a aplicação de um baixo número de espermatozóides ou um sêmen de baixa qualidade, a aproximação dos gametas ao sítio de fertilização pode ser eficiente, proporcionando melhores índices de fertilidade. Algumas técnicas de inseminação artificial, como a inseminação histeroscópica, intrafolicular, intraperitoneal e na extremidade do como uterino podem ser eficazes para aplicação de sêmen congelado, para o manejo reprodutivo de garanhões de baixa fertilidade, bem como para o manejo de éguas com problemas reprodutivos, por ultrapassarem a fase de transporte espermático pelo útero, onde ocorre uma seleção de espermatozóides e provoca uma resposta inflamatória uterina nas éguas. Estas técnicas também podem propiciar a utilização de um baixo número de espermatozóides na inseminação artificial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEÃO, Karen Martins. Avaliação de diferentes técnicas de inseminação artificial em éguas utilizando um baixo número de espermatozóides. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.