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Processo: | 01/06903-5 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2001 |
Data de Término da vigência: | 31 de julho de 2003 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia |
Pesquisador responsável: | Maria Lucia Mello e Oliveira Cacciola |
Beneficiário: | Flamarion Caldeira Ramos |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Ética (filosofia) Liberdade Negação Razão |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Liberdade | Necessidade | Negacao | Razao | Salvacao | Vontade |
Resumo O presente estudo visa analisar as linhas gerais da ética de Schopenhauer, especialmente aquele que consideramos seu ponto culminante, a teoria da negação da vontade de viver. Schopenhauer abre o quarto livro de "O Mundo como Vontade e como Representação, que tem como objeto as ações humanas, dizendo que a Vontade, ao conhecer-se a si mesma, se afirma e se nega. Assim, a ética de Schopenhauer pode ser vista como o desenvolvimento dessa tese. Trata-se, portanto de mostrar como o autor, através dos resultados de sua Metafísica da Vontade, a justifica. A apresentação dessa tese exige, antes de tudo, que se respondam a várias questões: Como a Vontade de viver, que o autor considera como a coisa-em-si, o núcleo do fenômeno, pode ser conhecida? Como e por que a Vontade de viver, que sempre se afirma violentamente, se nega ao conhecer-se a si mesma? Trata-se de saber portanto, por um lado, como, segundo Schopenhauer, é possível a metafísica e, por outro, como se alcança a salvação ou redenção (Erlösung) das dores do mundo. (AU) | |
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