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Competências essenciais para melhoria contínua: estudo de caso e proposta de modelo referencial

Processo: 99/00239-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1999
Data de Término da vigência: 17 de setembro de 2000
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:José Carlos de Toledo
Beneficiário:Melissa Mesquita
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem organizacional   Métodos para melhoria da produtividade   Inovação organizacional   Gestão por competências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Organizacional | Gestao De Competencias | Learning Organization | Melhoria Continua

Resumo

A melhoria contínua não deve ser tratada simplesmente como aperfeiçoamento incremental de processos existentes, mas também como uma prática que deve estar estreitamente relacionada com o processo de inovação dentro de uma organização. Logo, a administração da melhoria contínua requer visão sistêmica e capacitação para gestão de competências. As empresas precisam de uma nova forma de empreendimento, algo que continuamente examine o ambiente e seus próprios processos internos. Assim, este trabalho tem dois objetivos principais, primeiro identificar comportamentos que estão relacionados com as habilidades básicas para melhoria contínua em empresas manufatureiras, por meio de um estudo exploratório. Segundo, conceber e propor um modelo referencial para gestão de competências para melhoria contínua que possa ser incorporado ao sistema de gestão das empresas. (AU)

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