Busca avançada
Ano de início
Entree

A construção social dos discursos sobre o acidente de trabalho

Processo: 95/01718-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1995
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1996
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Sigmar Malvezzi
Beneficiário:Fábio de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia organizacional   Acidentes de trabalho   Saúde do trabalhador   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidentes De Trabalho | Analise De Discurso | Psicologia Do Trabalho | Psicologia Social | Saude Do Trabalhador

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever e analisar a construção social dos discursos explicativos dos acidentes de trabalho, procurando compreender suas matrizes discursivas psicológicas e seu enraizamento no imaginário social, dando-se ênfase crítica à explicações centradas no indivíduo. Para tanto serão investigados: 1) a produção em psicologia a respeito do tema ao longo dos anos; 2) as manifestações públicas sobre o acidente de trabalho, na imprensa e em publicações de higiene e segurança e afins, na Grande São Paulo, nos últimos três anos; e 3) entrevistas com 20 trabalhadores de base da mesma empresa e cinco sindicalistas, todos de um mesmo ramo industrial. A análise dos será feita a partir do modelo da Análise do Discurso, dentro do referencial teórico do social construcionismo. Buscar-se-á a identificação: 1) dos diferentes discursos presentes nas três fontes de dados e 2) das influências mútuas entre as formulações psicológicas, as representações em circulação no meio social e as representações do grupo de trabalhadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FÁBIO DE OLIVEIRA. A persistência da noção de ato inseguro e a construção da culpa: os discursos sobre os acidentes de trabalho em uma indústria metalúrgica. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 32, n. 115, p. 19-27, . (95/01718-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Fábio de. A Construção Social dos Discursos sobre o Acidente de Trabalho.. 1997. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.