Busca avançada
Ano de início
Entree

A dinâmica das representações do professorado face a nova LDB

Processo: 99/00528-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1999
Data de Término da vigência: 31 de março de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Celso de Rui Beisiegel
Beneficiário:Eike Frehse
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da educação   Política educacional   Pedagogia   Representações sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inovacao Educacional | Nova Ldb | Politica Educacional | Professorado Paulistano | Representacoes

Resumo

O presente estudo visa apreender como se alteram as práticas e representações do professorado paulistano frente aos aspectos pedagógicos que giram em torno da implantação dos ciclos, da progressão continuada da escolaridade do aluno e da concepção de avaliação e de trabalho docente presentes na nova LDB e que estão sendo colocados em prática através das políticas educacionais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Levando em consideração que as significações que os professores atribuem às representações subjacentes às políticas públicas dialogam com a cultura escolar na qual estes se formam, o que importa é apreender como se relacionam essas' diferentes representações em contextos escolares específicos. Nesse sentido, a pesquisa realizar-se-á em duas vias. Por um lado, a partir de um levantamento bibliográfico e documental que busca traçar a trajetória histórica dessas concepções pedagógicas no Brasil, as experiências de implementação e, sobretudo, o que essa bibliografia revela sobre as conseqüências que essas experiências tiveram no âmbito das práticas e representações dos professores. Por outro, através de uma pesquisa de campo em duas escolas públicas estaduais selecionadas - uma de periferia e outra do centro da cidade, em que se procurará resgatar a história profissional dos professores e como se apropriaram, ao longo do tempo, das reformas educacionais por eles vivenciadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)