Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletrodinâmica quântica com cavidades e íons aprisionados

Processo: 02/02715-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2002
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Atômica e Molecular
Pesquisador responsável:Antonio Vidiella Barranco
Beneficiário:Fernando Luis Semião da Silva
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Este projeto consiste basicamente na exploração de interações já conhecidas na eletrodinâmica quântica utilizando íons aprisionados no lugar de átomos em repouso ou atravessando uma cavidade. Dentre essas interações consideraremos a existência de vários níveis atômicos, transições do tipo Raman e transições multi-fotônicas. O projeto engloba, portanto, a união de dois importantes sistemas estudados tanto teoricamente quanto experimentalmente em óptica quântica: o campo quantizado em cavidades e íons aprisionados. A motivação para a escolha em conjunção destes sistemas é a possibilidade de utilizar todo o controle existente num sistema de íons aprisionados, como por exemplo, a manipulação coerente com laseres para a geração de estados não clássicos do movimento e para a leitura com altíssima eficiência do estado eletrônico do íon. O estudo de fenômenos envolvendo os fótons na cavidade pode revelar aplicações tanto em nível fundamental como no estudo de emaranhamento e de não localidade, como também em computação e informação quântica onde, nesse último caso, estaremos preocupados com questões como escalabilidade e robustez contra perda de coerência. Será também realizado um estudo dos principais canais de perda de coerência nesse sistema, visando à minimização de seus efeitos destrutivos. Este projeto está vinculado ao Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) da FAPESP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEMIAO‚ FL; VIDIELLA-BARRANCO‚ A. Effective cross-Kerr nonlinearity and robust phase gates with trapped ions. Physical Review A, v. 72, n. 6, p. 064305, 2005.
SEMIAO‚ FL; VIDIELLA-BARRANCO‚ A. Coherent-state superpositions in cavity quantum electrodynamics with trapped ions. Physical Review A, v. 71, n. 6, p. 065802, 2005.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Fernando Luis Semião da. Interações de sistemas fisicos com aplicações em optica e informação quantica. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.