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Estudo das falhas superficiais geradas no contato roda-trilho e sua influência na vida em serviço de rodas ferroviárias

Processo: 00/02878-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2000
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2004
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Veículos e Equipamentos de Controle
Pesquisador responsável:Auteliano Antunes dos Santos Junior
Beneficiário:Francisco de Carvalho Santos
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contato Roda Trilho | Mecanica Do Contato | Resistencia No Contato | Tensoes De Contato

Resumo

Elementos rolantes em contato falham na superfície de rolamento, principalmente devido à magnitude das tensões geradas pelo apoio de um corpo sobre o outro e pelas causadas pelo escorregamento entre os corpos. Rodas ferroviárias podem ser retiradas de serviço em serviço devido à presença de defeitos superficiais chamados de Escamação ou Descascamento ("shelling"), responsáveis por custos elevados em ferrovias nacionais. Este trabalho propõe um estudo das teorias de falha atualmente utilizadas e a aplicação dessas à estimativa da vida em serviço das rodas. Serão incluídos no estudo fatores ainda não analisado profundamente pelos pesquisadores atuais, tais como a influência da temperatura de frenagem, os efeitos dinâmicos na variação do carregamento, o comportamento elasto-plástico dos materiais envolvidos e a influência do escorregamento entre os corpos, entre outros. Com esse trabalho espera-se definir critérios objetivos para a avaliação da capacidade de transporte de cargas em ferrovias e também servir de base para futuras intervenções no sentido de aumentar essa carga limite transportável. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Francisco de Carvalho. Modelo numerico elastoplastico de contato com rolamento aplicado a analise de fadiga de rodas ferroviarias. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Campinas, SP.