Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e controle robusto de aeronaves

Processo: 03/00348-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Dinâmica de Vôo
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Sandoval Góes
Beneficiário:Benedito Carlos de Oliveira Maciel
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Robusto | Derivadas De Estabilidade | Estimacao De Parametros | Identificacao | Identificacao Robusta | Quasi-Pv

Resumo

Desenvolvimento de novos métodos e algoritmos de identificação, além de técnicas experimentais para estimação de parâmetros no domínio do tempo. Isso permitirá a completa modelagem dinâmica de aeronaves, ou seja, a determinação dos parâmetros dinâmicos e das derivadas de estabilidade aerodinâmicas a partir de dados de ensaios em vôo. Uma das técnicas propostas para o presente trabalho é o projeto de observadores via representação LPV/Quasi-LPV. A teoria de sistemas LPV tem sido motivada por problemas que utilizam a abordagem de "gain schedulling" e visa fornecer uma metodologia sistemática para o projeto de leis de controle que garantam estabilidade e especificações de desempenho. Para este projeto propõe-se um procedimento de projeto de observadores com parâmetros variantes para sistemas LPV. Estes métodos tornam possível a construção de leis de controle e estimação lineares e não lineares que combinam as propriedades de uma família de observadores. Tal abordagem é atrativa para o aumento de desempenho e robustez para sistemas sujeitos as não linearidades, variação de parâmetros e incertezas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)