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Haveria equivalência funcional entre aquisição de conhecimento implícito por treino direto e por treino imaginativo? Uma abordagem alternativa para a investigação da interação entre sistemas de memória

Processo: 98/07127-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1998
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Gilberto Fernando Xavier
Beneficiário:André Frazão Helene
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Memória operacional   Imaginação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atencao | Imaginacao | Memoria Operacional | Sistemas De Memoria

Resumo

A maioria das tentativas de classificação dos sistemas de memória se volta a propostas taxonômicas. Considerações sobre as relações entre os sistemas de memória não são contempladas em quaisquer das teorias sobre memória, salvo no modelo de processamento serial, paralelo e independente de Tulving (1995), ficando assim quase que completamente inexplorados os mecanismos de transmissão de informações entre eles - e mesmo neste modelo, discute-se apenas as interações entre os sistemas declarativos enquanto que os contatos destes com os não-declarativos (ou de procedimentos) nem chegam a ser aventados. Por fim, menções à memória de curta o acontecem muito raramente, resultando numa dedicação quase exclusiva aos sistemas de longa duração. Depreende-se daí que um dos avanços possíveis e desejáveis na compreensão dos fenômenos mnêmicos humanos seria investigar os limites e as inter-relações entre seus sistemas, conforme apontado por Xavier (1993; 1996).Helene, Oliveira e Xavier (em elaboração) observaram que há aquisição de conhecimento não-declarativo por treino imaginativo. A proposta do presente trabalho é investigar (1) a equivalência funcional entre aquisição de conhecimento não-declarativo por treinos imaginativos e por treinos perceptuais (reais) e (2) se há prejuízo na aquisição de conhecimento não-declarativo em situações de desvio de atenção, para avaliar a contribuição do executivo central (ou sistema supervisor de atenção) na aquisição desse tipo de conhecimento . (AU)

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