Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfogênese e leis de escala

Processo: 97/14660-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1998
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 1999
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Mauricio Urban Kleinke
Beneficiário:Marta Elisa Rosso Dotto
Instituição Sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filmes Finos | Fractais | Scaling

Resumo

Pretendemos discutir a dinâmica da formação de superfícies auto-afins (self-affine). Lâminas (wafers) de silício monocristalinas (com orientações e dopagens variadas) serão submetidas a ataques eletroquímicos (gerando silício poroso) ou químicos (gerando distintas estruturas). A morfologia gerada será analisada ex-situ por microscopia de força atômica, com uma variação de escala na análise de algumas ordens de grandeza. Estas estruturas superficiais serão caracterizadas por seu expoente de rugosidade (o qual é correlato à dimensão fractal) ê de crescimento. A partir destes expoentes, iremos buscar leis de escala que permitam "colapsar" os dados experimentais e descrever a morfogênese a partir de leis de escala. Os modelos cinéticos tradicionais superficiais descrevem a formação das superfícies a partir da deposição de material. Estes modelos deverão ser adaptados para descrever o processo físico de retirada de átomos. Esperamos explicar os resultados experimentais a partir das leis de escala, colaborando para ampliar o conceito de universalidade do fenômeno de formação de superfícies. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DOTTO, Marta Elisa Rosso. Universalidade e leis de escalas em amostras de silício atacadas quimicamente. 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Campinas, SP.