Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo epidemiológico sobre malária humana e simiana em área de influência da barragem de Porto Primavera e sua relação com novos fatores de transmissão

Processo: 99/02792-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1999
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Almério de Castro Gomes
Beneficiário:Ana Maria Ribeiro de Castro Duarte
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epidemiologia | Malaria | Pcr | Plamodio | Proteina Circumporozoita | Sorologia

Resumo

Dentre as profundas modificações causadas pela construção da Barragem de Primavera (Sudoeste do Estado de São Paulo), no que se refere a malária, destacamos: o provável aumento das populações anofelinas vetoras e o intenso movimento de populações humanas e simianas aos redores das áreas inundadas. Estas duas situações associadas à proximidade de uma área importante de transmissão de malária, o Estado de Mato Grosso do Sul, poderão propiciar o surgimento de surtos da doença. Com o intuito de suscitar e discutir situações epidemiológicas favoráveis ao aparecimento da malária na região e, ao mesmo tempo, elucidar possíveis interações entre a malária simiana e humana, pretendemos estudar populações humana e simiana através de exames parasitológicos (esfregaço/gota espessa e PCR) e sorológico (Imunofluorescência e ELISA). Em acréscimo, correlacionar os resultados obtidos com dados relativos às populações anofélicas pré-existentes e assim poder contribuir para instalação de futuras medidas de prevenção e controle da malária nesta região. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DUARTE, Ana Maria Ribeiro de Castro. Aspectos epidemiológicos da malária humana e simiana em área de influência do reservatório da usina hidrelétrica de Porto Primavera, Município de Presidente Epitácio, São Paulo, Brasil. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.