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Ligas de Al solidificadas rapidamente: microestruturas e propriedades

Processo: 00/00218-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2000
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Walter José Botta Filho
Beneficiário:Rafael Agnelli Mesquita
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:96/01417-5 - Transformações de fases em nano-estruturas e desenvolvimento de nano-compósitos cerâmicos e metálicos, AP.TEM
Assunto(s):Ligas de alumínio   Propriedades mecânicas   Solidificação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Al-Fe-Nd | Fases Metaestaveis | Ligas De Aluminio | Propriedades Mecanicas | Solidificacao Em Coquilha | Solidificacao Rapida

Resumo

Propõe-se o estudo das microestruturas e propriedades de ligas de Al processadas por métodos de não equilíbrio, associados à solidificação rápida, com o objetivo de produzir ligas a base de Al de alta resistência mecânica. O sistema inicialmente estudado será o Al-Fe-Nd, já estudado em nosso grupo através das técnicas de moagem de alta energia, solidificação rápida por "melt-spinnig" e atomização a gás. No presente projeto, diferentes composições deste sistema serão estudadas em processos de solidificação em coquilha em forma de cunha, coquilha de cobre resfriada e coquilha adaptada a um sistema de centrifugação, com o objetivo de obtenção de estruturas metaestáveis com propriedades mecânicas interessantes. Outras composições como AI90Fe3Nd3Cu4 e AI89Fe2Nd5Cu4, para as quais também já existem resultados iniciais de processamento por melt-spinning e cristalização, poderão ser eventualmente estudadas. A caracterização física será feita, em todas as etapas de preparação e de processamento, por difração de raios x, microscopia eletrônica de varredura, microscopia eletrônica de transmissão e calorimetria. As propriedades mecânicas serão avaliadas por ensaios de tração e dureza. (AU)

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