Busca avançada
Ano de início
Entree

A questão da eficiência na forma de distribuição de capacidades produtivas na manufatura, seus reflexos nos sistemas de programação e controle da produção e os potências competitivos relacionados

Processo: 97/11723-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2001
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Oswaldo Luiz Agostinho
Beneficiário:Fernando Bernardi de Souza
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Manufatura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacidade Protetiva | Estrategia De Manfatura | Linha Balanceada | Pcp

Resumo

Uma das atividades mais críticas da Engenharia de Produção está relacionada à forma como esta projeta sistemas de produção. Ainda que diversos estudos vem demonstrando a necessidade de se desbalancear deliberadamente as linhas de produção com o objetivo de se obter maiores taxas de produção, parece não haver, no mundo empresarial, uma preocupação constante de se distribuir eficientemente as cargas das máquinas segundo critérios outros que não o balanceamento. Lembrando que em sistemas voltados para produção em altos volumes qualquer aumento nas taxas de produção poderão resultar em altos ganhos financeiros para a empresa, tal preocupação deveria ser melhor considerada. Outra questão, também relativa ao uso de capacidades de produção como forma de se obter vantagens competitivas, refere-se a manutenção de algum excesso nas capacidades produtivas de certos pontos estratégicos do sistema de produção. Tal excesso de capacidade pode ser uma arma poderosa como meio de alcançar menores lead times de produção. Deve existir, portanto, um trade off entre manter certa folga de capacidade, com seus inerentes benefícios, e os custos relativos à obtenção deste excesso de capacidade. Outro aspecto, também relacionado às questões acima formuladas, relaciona-se à forma como os sistemas de planejamento, programação e controle da produção encaram estas questões de desbalanceamento de cargas e uso intencional de excesso de capacidade nos ambientes de manufatura e qual o potencial benefício que estas considerações poderiam trazer às principais metodologias de PCP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Fernando Bernardi de. Um estudo sobre os relacionamentos entre formas de distribuição da capacidade produtiva e sistemas de programação e controle da produção. 2001. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.