Busca avançada
Ano de início
Entree

A estrutura da placenta dos roedores do continente sul americano. 1. Microvascularização da placenta de cutias (Dasyprocta Agouti). Poderiam estes animais serem utilizados como modelos experimentais em estudos da morfologia e fisiologia placentária?

Processo: 00/05557-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Maria Angelica Miglino
Beneficiário:Rosângela Felipe Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cutias   Placenta   Roedores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anatomia | Cutias | Dasyprocta Sp | Microvascularizacao | Placenta | Roedores

Resumo

Para o presente trabalho utilizaremos 15 placentas de cutias (Dasyprocta agouti) provenientes do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí. A realização do estudo proposto permitirá descrever inicialmente os aspectos morfológicos, relacionados (Dasyprocta sp). É natural supor que a cutia possa representar um modelo biológico ideal, para o desenvolvimento de projetos científicos, substituindo outros animais de laboratório (roedores) já que se trata de espécie de fácil manejo e alta capacidade reprodutiva. Relativamente ao aspecto reprodutivo deste roedor pretende-se estudar os aspectos relacionados à morfogênese e morfologia placentária, incluindo nesta pesquisa aspectos inerentes ao desenvolvimento, ou seja da evolução dos anexos embrionários e elementos maternos acessórios e especialmente a microvascularização placentária. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)