Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise multivariada dos fatores que influenciam a taxa de prenhez num programa comercial de transferência de embriões

Processo: 01/12441-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Eunice Oba
Beneficiário:Luciana da Silva Leal
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Embrião   Transferência de embriões animal   Progesterona   Estrógenos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biparticao | Doadora | Embriao | Estrogeno | Progesterona | Receptora

Resumo

O presente trabalho tem por objetivos determinar os níveis de estrógeno e progesterona em vacas receptoras de embriões inteiros e bipartidos, nas fases de pré-inovulação e início da gestação, e averiguar a resposta na taxa de concepção. Para isso, serão utilizadas 30 doadoras, Simental e Red Angus, com idade entre 17 e 40 meses, e 250 novilhas receptoras, mestiças e com peso > do que 300 kg. O protocolo de superovulação adotado será o de 8 doses decrescentes de FSH (Folltropin), a cada 12 h, perfazendo um total de 240 NIH-FSH-P1. A luteólise será induzida com 0,530 mg de cloprostenol sódico (Ciosin), IM, 96 e 108 h após o início da aplicação de FSH. Os embriões serão colhidos pelo método não-cirúrgico, 7 dias após a I. A.. Será utilizado o método convencional para a bissecção dos embriões. As amostras de sangue serão colhidas por venopunção jugular, 24 h antes da inovulação e nos dias 5, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 20, 25, 30, 35 e 40 dias após a inovulação, quando será realizado o diagnóstico de gestação. O volume obtido será centrifugado (1500xg/10 min.). As amostras serão quantificadas por radioimunoensaio, utilizando-se kits comerciais. Será realizada análise de variância pelo método de Tukey a 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEAL, Luciana da Silva. Avaliações ovarianas, níveis hormonais e aspectos quantitativos e qualitativos da transferência de embriões em bovinos. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.