Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuicao de foraminiferos e tecamebas (protozoa) em canais de um sistema laguna-manguezais do delta do rio sao francisco (sergipe).

Processo: 01/11786-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia
Pesquisador responsável:Dimas Dias Brito
Beneficiário:Décio Luis Semensatto Junior
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Foraminifera   Tecamebas   Rio São Francisco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Areas Paralicas | Biodiversidade | Foraminiferos | Rio Sao Francisco | Tecamebas | Zoneamento Ecologico

Resumo

O presente projeto de pesquisa objetiva a análise ambiental de canais de um sistema laguna-manguezais do Delta do Rio São Francisco, em Sergipe. Tal área é pouco impactada pela ação antrópica e não-poluída. Como instrumento de análise será empregado estudo microbiótico volvendo foraminíferos e tecamebas. Serão analisadas 48 amostras com diferentes valores de salinidade, a partir das quais proceder-se-á a um levantamento taxonômico. Serão investigados os padrões de distribuição e diversidade dos microrganismos frente à salinidade. Serão calculados os índices de diversidade de Shanon-Weaver e de Simpson, além da Equitatividade, que serão considerados para reconhecer aspectos hidrodinâmicos do sistema e seus diferentes compartimentos ambientais. Serão elaborados mapas temáticos de distribuição de espécies, de diversidade e Equitatividade, de salinidade e dos diversos compartimentos ambientais. Um banco de dados fotomicrográficos e uma coleção de referência de táxons serão constituídos. O resultado final da pesquisa constituir-se-á em referência para futuros estudos comparativos acerca das eventuais mudanças ambientais da área, inserindo-se, assim, no âmbito dos instrumentos de gestão ambiental da bacia hidrográfica. Além disso, o projeto é de interesse da Geologia, pois tem aplicação nos estudos de reconstrução paleoambiental e nas análises paleoceanográficas voltadas para a investigação de flutuações ambientais em antigas zonas costeiras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)